Revit: Diferenças entre Survey, Project Base Point e Internal Origin
- Euro BIM
- 11 de mar.
- 2 min de leitura
Durante a minha caminhada, vejo a dificuldade das pessoas em decorar a diferença entre esses três recursos e diferenciar cada um deles. Saber diferenciar e utilizar cada uma dessas ferramentas é, com certeza, a parte mais importante de um fluxo BIM, porque sem isso, o projeto pode tomar um caminho difícil de ser resolvido, uma vez que os modelos estão em posições diferentes, não há possibilidade de realizar o Clash Detection de forma precisa, ou seja, perdemos uma das maiores vantagens em se trabalhar em BIM.
Neste Post, reservei um tempo para falar sobre estas ferramentas e apresentar uma definição que ajude você a identificar as diferenças e aplicar o uso em seus projetos.
Survey Point:
Representa um ponto conhecido no mundo físico, como um marcador de levantamento geodésico ou a intersecção de 2 linhas de propriedade, utilizamos esta ferramenta para especificar as coordenadas geográficas no mundo real daquele ponto, podemos realizar este processo antes de iniciar a modelagem, que é o processo mais indicado para projetos de alta complexidade, ou, podemos ainda posicioná-lo no ponto correto do modelo e especificar as coordenadas do projeto após o modelo ter sido elaborado. O Survey Point é usado para orientar corretamente a geometria do edifício em outro sistema de coordenadas, como o sistema de coordenadas usado em um projeto de topografia, por exemplo.
Permite a coordenação com projetos desenvolvidos em softwares de outros fabricantes através dos valores de coordenadas.

Project Base Point:
Possui coordenadas baseadas nos valores de coordenadas definidos no Survey Point, é um recurso muito útil que utilizamos para compatibilizar projetos de empreendimentos por exemplo, que possuem diversas unidades construtivas em que cada uma terá suas respectivas disciplinas como projeto hidráulico, elétrico, estrutural etc., cada edificação terá o seu Ponto base de projeto e através desse ponto realizamos a coordenação de modelos que foram desenvolvidos em Revit. Com este recurso podemos ainda definir o ângulo para o norte verdadeiro do nosso projeto, facilitando assim o desenvolvimento do projeto.

Internal Origin:
O origem interna serve para que o software organize as informações do modelo e não possui relação com as coordenadas do mundo real, ou seja, mover um projeto para distante da origem, não quer dizer que o projeto está georreferenciado quando estamos falando de modelos BIM, inclusive, o fabricante estabeleceu um limite de distância do projeto em relação a origem interna, não é permitido trabalhar a uma distância maior que um raio de 16km em relação a origem, fazendo esta forma, ocorrerão imprecisões no seu projeto e você terá sérios problemas para coordenar estes modelos em Navisworks, Solibri ou algum outro software de gestão de modelos BIM.

Está coordenando projetos e encontrou problemas de coordenadas nos modelos? Não está conseguindo fazer com que esses projetos se conversem no Navisworks? Entre em contato conosco!
Comentarios