top of page

Sobre as dimensões do BIM: 3D

Atualizado: 11 de mar.

Como vimos no nosso post anterior, a metodologia BIM pode ser dividida em níveis e dimensões, os níveis de trabalho em metodologia BIM estão relacionados com a capacidade de colaboração dos participantes de projeto, já as dimensões do BIM estão relacionadas à finalidade para aquele modelo. De acordo com o manual de BIM (BIM Handbook de Chuck Eastman, Paul Teicholz, Kathleen Liston, Rafael Sacks), para que um software seja considerado uma ferramenta BIM, é necessário que ele gere um model 3D, este modelo deve estar totalmente integrado às vistas 2D de detalhamento do projeto, vistas estas que são geradas depois de possuir todo o modelo 3D desenvolvido, de forma que ao realizar alguma modificação na vista 2D ou no modelo 3D, as informações são simultaneamente alteradas de forma integral, prevenindo assim, de erros comuns que acontecem quando trabalhamos em softwares CAD 2D que permitem apenas o desenho técnico representativo.

De acordo com a Autodesk, as dimensões que são universalmente aceitas são: 3D (Modelo), 4D (Planejamento) e 5D (Orçamento e custo), ou seja, quaisquer outras dimensões com suas respectivas descrições não devem ser consideradas como padrão em todos os países.



Qual a finalidade de um modelo 3D para a metodologia BIM?

Como dito anteriormente, um modelo 3D se faz necessário para que trabalhemos em BIM, este modelo 3D deve seguir fielmente as dimensões que deverão ser executadas no mundo real, pois será utilizado para processos de análises normativas e de interferências.

Todo o fluxo BIM surge através da modelagem tridimensional 3D, entretanto, não é porque uma geometria está em 3D e pode ser exportada para o formato IFC, que deve ser considerado um projeto BIM, pois em muitos casos, não temos o mais importante para o processo, a informação.

Através da modelagem 3D, os envolvidos no projeto (projetistas, contratantes, construtores, etc.), podem visualizar o projeto e ter um entendimento mais ágil e assertivo da obra, entretanto, esta modelagem 3D não pode possuir exageros de modelagem, para que não se torne um modelo impossível de ser visualizado ou manipulado. Somente com o modelo 3D podemos resolver problemas de projeto em fases de estudos que em muitas situações nem são previstos, ou seja, são descobertos só no momento da execução da obra. Separamos abaixo os principais benefícios que são obtidos através do modelo BIM 3D.


Code Checking

O Code Checking é a etapa de verificação do modelo em relação aos requisitos do projeto e às normas técnicas vigentes. Essa análise garante que o modelo esteja em conformidade com as regulamentações, evitando problemas futuros na construção e operação do edifício.


Clash Detection

O Clash Detection, por sua vez, identifica conflitos geométricos e não geométricos no modelo. Conflitos geométricos são sobreposições de elementos que não deveriam ocorrer, como tubulações que atravessam vigas estruturais. Já os conflitos não geométricos envolvem informações incompatíveis, como materiais inadequados para determinadas aplicações.


Visualização detalhada e precisa do projeto

O modelo 3D permite uma compreensão mais completa do projeto, facilitando a identificação de problemas e a tomada de decisões.


Melhor colaboração entre equipes múltiplas disciplinas 

O BIM promove a integração entre as diferentes disciplinas envolvidas no projeto, como arquitetura, engenharia estrutural, instalações e outras. Isso facilita a troca de informações e a coordenação entre as equipes, evitando erros e retrabalhos.


Eliminação de erros, duplicações e interferências

O modelo BIM é atualizado em tempo real, o que garante que todos os envolvidos no projeto trabalhem com a versão mais recente das informações. Isso ajuda a eliminar erros, duplicações e interferências, que são comuns em projetos tradicionais.


Próximos passos

Para trabalhar em BIM, o primeiro passo é escolher uma ferramenta de modelagem, aqui na EuroBIM, nós optamos pelas ferramentas da Autodesk e podemos ajudar você a aprender a utilizá-las e extrair muito do seu potencial! Você pode utilizar softwares BIM para desenvolvimento de projetos de edificações e projetos de Infraestrutura. Para projetos de edificações (Arquitetura e engenharia), utilize o Autodesk Revit e para projetos de Infraestrutura (Terraplenagem, rodovias, estradas, pontes, loteamentos e etc.), utilize o Autodesk InfraWorks.

Quer aprender a utilizar o Revit? Acesse a nossa loja https://www.eurobimtreinamentos.com/shop e obtenha cursos de altíssima qualidade por um preço acessível e consuma o conteúdo em uma das plataformas mais conhecidas em todo o mundo, a Udemy.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page