Sobre as dimensões do BIM: 5D
- Euro BIM
- 18 de fev.
- 2 min de leitura
Continuando a caminhada de aprendizado sobre BIM, nesse artigo vamos falar sobre a dimensão 5D do BIM. Para trabalharmos na dimensão 5D do BIM, não é necessário que a dimensão 4D esteja plenamente resolvida, pelo contrário, a intenção é uma dimensão complementar a outra e estas duas dimensões serem alimentadas pelo modelo BIM 3D desenvolvido no software específico para aquela disciplina de projeto, seja de infraestrutura ou de uma edificação.
A dimensão 5D do BIM ocorre de fato quando integramos o custo das composições dos serviços aos elementos do nosso modelo BIM, isso nos permite enquanto desenvolvemos o projeto ter uma visão detalhada do custo daquela obra em tempo real.

Analisando o contexto geral do que possuímos no mercado hoje, o Brasil é um dos países que estão mais desenvolvidos em relação a aplicação da dimensão 5D do BIM e possui as ferramentas mais produtivas neste cenário, pois nacionalmente possuímos soluções que são muito superiores às que estão sendo comercializadas e utilizadas lá fora, que inclusive possuem um custo extremamente alto.
Para aplicar a dimensão 5D do BIM, você precisa de:
Um modelo BIM 3D com informações associadas aos elementos que permita diferenciar eles de outras instâncias de projeto, o modelo pode ter sido elaborado pela sua equipe ou contratado;
Uma ferramenta que permite realizar este levantamento que seja totalmente integrada ao modelo, no caso do Autodesk Revit, temos soluções como OrçaBIM da OrçaFascio, Edificius da ACCA que já vem com um módulo integrado para realizar o orçamento do projeto.
O primeiro passo para alcançar a dimensão 5D do BIM é aprender a elaborar modelos BIM 3D, para isso aprenda a modelar seu projeto utilizando Autodesk Revit através dos nossos treinamentos, visite a nossa loja e conheça nossos produtos.
Comments